O GOLPE DA COBRANÇA DE SEVIÇOS DE OUTROS ESPECIALISTAS – Interact – Gestão de Negócios

Fraudes

O GOLPE DA COBRANÇA DE SEVIÇOS DE OUTROS ESPECIALISTAS

Existem alguns procedimentos hospitalares e/ou realizados em clínicas e que não necessariamente requerem anestesistas presentes.

A pessoa responsável pela cobrança de honorários, indica ao paciente que há um anestesista e que o médico principal prefere que o paciente pague diretamente a esse profissional e que ele não emitirá recibo ou nota fiscal.

O golpe, nesse caso, é aplicado diretamente ao paciente, que usualmente não sabe quais profissionais participam do procedimento a ser realizado.

COMENTÁRIO DA ESPECIALISTA

Nesse caso, novamente seria interessante ter duas pessoas envolvidas nas negociações com os pacientes: uma que fornece os preços e combina detalhes e outra que acompanha os recebimentos em si. Preferencialmente que estejam separadas fisicamente dentro da clínica.

Além disso, fichas de controles de cirurgia e conferência com os pacientes dos valores efetivamente cobrados e pagos ajudarão a evitar esse tipo de fraude.

SUGESTÕES PARA EVITAR FRAUDES:

  • Para acesso da administração às contas bancárias, faça uma senha com poderes específicos para o gestor. Mantenha uma senha master para seu acesso a qualquer momento e para todas as funções necessárias para a movimentação da(s) conta(s);
  • Da mesma forma, tenha controle do acesso a todos os sites relacionados a contas bancárias, situação fiscal e especialmente de suas contas particulares, da pessoa física.
  • Exija relatórios da contabilidade – balanço e balancetes – e outros que chamem sua atenção para desvios mais significativos de despesas ou receitas.
  • Determine na sua clínica que sejam produzidos relatórios de desempenho, que permitam verificar as tendências e quaisquer desvios não explicados.
  • Treine seus funcionários para terem mais de uma função. Assim, poderão assumir a posição de algum profissional que tenha que se ausentar, dando continuidade aos serviços. Se souberem previamente as rotinas e importância de cada item, será mais fácil manter os controles e perceber qualquer mudança de rota.
  • Não misture as contas da pessoa física com as da pessoa jurídica. Ficará mais fácil controlar as duas separadamente e entender tanto a performance da clínica quanto a acompanhar receitas e despesas de cada um.